Blog

Nuvem no Mobile: quais os desafios de segurança para os dispositivos no ambiente corporativo?

out 28, 2022, 18:16 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Com o avanço do uso corporativo da computação em nuvem, a maior preocupação gira em torno das questões de segurança. Seja pelo lado da infraestrutura em nuvem, seja pelos fatores humanos envolvidos

Uma das grandes vantagens da nuvem é permitir a integração de múltiplos dispositivos e ferramentas, inclusive aparelhos móveis, como tablets e smartphones. Em muitos ambientes corporativos, colaboradores podem fazer uso de seus celulares para diversas tarefas relacionadas ao trabalho. 

Como aparelhos de uso pessoal, dispositivos mobile tornam-se mais suscetíveis a falhas de segurança, então, como contornar esses desafios? 

Entendendo a nuvem no mobile... 

Antes de entrar no assunto de segurança, vamos entender melhor como funciona essa relação do mobile com a nuvem.  

Apesar do nome “nuvem”, os dados ficam todos armazenados em grandes data centers físicos. O acesso remoto a esses recursos é que gera a modalidade de computação em nuvem, ou cloud computing. Dessa forma, usar a nuvem em dispositivos móveis funciona do mesmo modo que é usado em outros tipos de computadores. 

A nuvem, no mobile, são dados baseados na internet, aplicativos e serviços relacionados acessados por meio de dispositivos portáteis, como smartphones, laptops, tablets, entre outros. 

A diferença da computação em nuvem para a computação em geral no mobile é que os dispositivos executam aplicativos web baseados em nuvem em vez de aplicativos nativos. Os usuários assinam serviços em nuvem e acessam aplicativos armazenados remotamente e seus dados associados pela internet. 

A tendência é que cada vez mais cresça a computação em nuvem para mobile. 

Os maiores desafios de segurança em cloud mobile 

A Gartner, empresa de consultoria de negócios, prevê que mais da metade de todos os gastos corporativos em softwares serviços de processos de negócios e infraestrutura de sistemas irão para a nuvem até 2025. Embora os benefícios disso sejam inegáveis, essa mudança também traz novos desafios de segurança na nuvem. Para citar alguns: 

1. Proteção de Dados e Questões de Privacidade 

Se problemas de vazamento de dados e questões de privacidade já são preocupações constantes no mundo cibernético como um todo, quando levados ao aspecto do cloud mobile eles se tornam ainda maiores, visto que dispositivos móveis são muito mais fáceis de serem perdidos, roubados e até hackeados. 

Alguns dos receios mais comuns em termos de segurança nesse aspecto são: 

  • Risco de roubo de dados  

  • Violação de direitos de privacidade  

  • Perda de segurança física  

  • Manipulação de chaves de criptografia e descriptografia  

  • Problemas de segurança e auditoria de máquinas virtuais  

  • Falta de padrão para garantir a integridade dos dados  

  • Incompatibilidade de serviços devido ao envolvimento de diferentes fornecedores 

2. Ataques cibernéticos e segurança da informação 

É necessário proteger também os dados na nuvem contra os ataques diretos no dispositivo móvel do usuário, tais como roubo de dados, ataques de vírus e malware (por meio de dispositivos sem fio) e o uso indevido de direitos de acesso do ponto de vista da segurança da informação na nuvem. 

Também são comuns nos dispositivos móveis alguns problemas típicos de segurança da informação na computação em nuvem de forma geral, como: 

  • Segurança do sistema de servidor e banco de dados  

  • Segurança de rede  

  • Autenticação do usuário  

  • Proteção de dados  

  • Proteção do sistema e armazenamento 

3. Problemas de Arquitetura 

O cloud mobile também enfrenta alguns desafios gerais em termos de arquitetura, por exemplo:  

  • Desafio de computação off-loading 

  • Segurança para usuários móveis, aplicativos ou dados 

  • Melhoria na taxa de eficiência de acesso a dados 

  • Serviços de cloud mobile sensíveis ao contexto, migração e interoperabilidade 

  • Acordo de nível de serviço 

Além disso, podemos citar problemas de segurança em modelos de entrega de serviços, como 

  • PaaS: relacionados à linguagem de consulta estruturada, segurança da interface de programação de aplicativos. 

  • SaaS: gerenciamento de segurança de dados, vulnerabilidade e verificação de aplicativos da Web. 

4. Problemas de infraestrutura e canais de comunicação 

Devido à falta de infraestrutura de nuvem no mobile, uma série de ataques de segurança se tornam evidentes, prejudicando a segurança dos dados dos usuários da nuvem. Alguns desses possíveis ataques são: ataques a máquinas virtuais, vulnerabilidades em nível de plataforma, phishing, autorização e autenticação e ataques de usuários locais. 

Outra área que enfrenta desafios de segurança no cloud mobile são os canais de comunicação, como: 

  • Ataques de controle de acesso 

  • Ataques à integridade dos dados  

  • Ataques à autenticação  

  • Ataques à disponibilidade 

Baixa largura de banda, problemas de latência, disponibilidade de serviços desejados, heterogeneidade e recursos limitados são outros grandes desafios enfrentados no nível de comunicação da nuvem em mobile. 

Diante de tantos problemas e desafios, como acompanhar esse avanço da computação em nuvem, incluindo o aspecto corporativo e uso de dispositivos móveis integrados em toda essa estrutura, de forma segura? 

Kaspersky está um passo à frente em segurança da nuvem no mobile 

A Kaspersky é reconhecida como um dos maiores laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de segurança cibernética do mundo, com soluções que vão desde o usuário doméstico até as maiores empresas de todo segmento; protegendo desde um simples computador pessoal até enormes redes corporativas. 

Não seria diferente quando o assunto é segurança para mobile, seja para aplicações nativas, seja para recursos em nuvem. 

Uma solução que tem conquistado a confiança dos usuários é o Kaspersky Security for Mobile, ferramenta de proteção para dispositivos móveis com foco em uso corporativo. 

O Kaspersky Security for Mobile permite que os funcionários móveis usem smartphones e tablets para realizar as tarefas de trabalho, sem colocar os dados corporativos confidenciais ou os processos de negócios críticos em risco. 

Ele oferece proteção em vários níveis, incluindo antimalware, antispam, controles da Web, de aplicativos e de dispositivos, além de recursos antirroubo. Para simplificar as tarefas de administração, todas as funções são administradas em um só console de gerenciamento. 

O Kaspersky Security for Mobile está incluído em produtos tanto para pequenos negócios quanto em soluções enterprise, como:  

  • Kaspersky Total Security for Business 

  • Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced 

  • Kaspersky Endpoint Security for Business Select 

  • Kaspersky Endpoint Security Cloud 

Cada uma dessas soluções robustas possui características próprias que vão servir para os propósitos de segurança de seus clientes. Como revendedora APLEX, sua empresa pode ter esses produtos em seu portfólio para deixar seus clientes satisfeitos e confiantes. 

Fale agora mesmo com seu consultor APLEX! 

Compartilhe nas redes