Blog

Cloud Security: entenda a importância de implementar segurança efetiva na nuvem

jun 27, 2022, 11:55 by Equipe de comunicação APLEX

ImagemPost

A criação da tecnologia de nuvem forçou todos a repensar a segurança cibernética.

A segurança na nuvem é um conjunto de procedimentos e tecnologias projetados para lidar com ameaças externas e internas à segurança dos negócios. As organizações precisam de segurança na nuvem à medida que avançam em direção à sua estratégia de transformação digital e incorporam ferramentas e serviços baseados em nuvem como parte de sua infraestrutura. 

Os termos “transformação digital” e “migração para a nuvem” têm sido usados regularmente em ambientes corporativos nos últimos anos. Embora ambas as frases possam significar coisas diferentes para organizações diferentes, cada uma é impulsionada por um denominador comum: a necessidade de mudança. 

À medida que as empresas adotam esses conceitos e avançam para otimizar sua abordagem operacional, surgem novos desafios ao equilibrar os níveis de produtividade e segurança. 

Embora as tecnologias mais modernas ajudem as organizações a desenvolver recursos fora dos limites da infraestrutura on-premise, a transição principalmente para ambientes baseados em nuvem pode ter várias implicações se não for feita com segurança. 

Alcançar o equilíbrio certo requer uma compreensão de como as empresas modernas podem se beneficiar do uso de tecnologias de nuvem interconectadas enquanto implementam as melhores práticas de segurança na nuvem. 

Como funciona a segurança na nuvem? 

Cada medida de segurança na nuvem visa realizar um ou mais dos seguintes objetivos: 

  • Possibilitar a recuperação no caso de perda de dados 

  • Proteger o armazenamento e as redes contra roubo malicioso de dados 

  • Determinar se houve erro humano ou negligência na causa vazamento de dados 

  • Reduzir o impacto de qualquer comprometimento de dados ou sistema 

A proteção de dados é um aspecto da segurança na nuvem que envolve a finalidade técnica da prevenção de ameaças. Ferramentas e tecnologias permitem que fornecedores e clientes instalem barreiras entre o acesso e a visibilidade de dados sigilosos.  

Entre elas, a criptografia é uma das ferramentas mais eficientes disponíveis, pois codifica os seus dados para que só possam ser lidos por alguém que tenha a chave de criptografia. 

Outros aspectos da segurança em nuvem ainda englobam: 

  • Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM): está relacionado aos privilégios de acessibilidade oferecidos às contas de usuário.  

  • Governança: concentra-se em políticas para prevenção, detecção e mitigação de ameaças.  

  • Retenção de dados (DR) e planejamento de continuidade de negócios (BC): envolvem medidas técnicas de recuperação de desastres no caso de perda de dados.  

  • Compliance jurídico: está relacionado à proteção da privacidade do usuário conforme definido pelos órgãos legislativos.  

Por que a segurança na nuvem é importante 

Quando a informática se popularizou nos anos 90, os dados eram armazenados localmente. A segurança da informação era também local. Os dados ficavam no armazenamento interno de um PC e em servidores corporativos. 

Embora ainda hoje o armazenamento local exista, tanto por usuários domésticos quanto por empresas, tem se tornado cada vez mais frequente a migração para a nuvem. E o motivo é simples: é mais barato e persistente. 

No entanto, a criação da tecnologia de nuvem forçou todos a repensar a segurança cibernética. Seus dados e aplicativos podem estar flutuando entre sistemas remotos e locais - e sempre acessíveis pela Internet.  

Se você estiver acessando o Google Docs em seu smartphone ou usando o software Salesforce para cuidar de seus clientes, esses dados podem ser mantidos em qualquer lugar. Portanto, protegê-los torna-se mais difícil do que quando se tratava apenas de impedir o acesso de usuários indesejados à sua rede.  

Infelizmente, as pessoas maliciosas enxergam o valor dos alvos baseados na nuvem e, cada vez mais, os estudam em busca de vulnerabilidades. Apesar dos provedores de nuvem assumirem várias obrigações de segurança dos clientes, eles não gerenciam tudo. Isso deixa até mesmo os usuários não técnicos com o dever de se informar sobre a segurança na nuvem. 

Dito isso, os usuários não estão sozinhos quando o assunto são obrigações de segurança na nuvem. Conhecer o escopo de suas funções de segurança ajudará todo o sistema a ficar bem mais seguro. Um exemplo recente foi a implementação de uma Lei rígida de proteção de dados, como a LGPD aqui no Brasil, baseada na GDPR (Regulação Geral de Proteção de Dados) europeia. 

Como proteger a nuvem 

Felizmente, há muito que você pode fazer para proteger seus próprios dados na nuvem. Vamos conhecer alguns dos métodos populares. 

A criptografia é uma das melhores maneiras de proteger seus sistemas de computação na nuvem. Há várias maneiras diferentes de usar a criptografia, e elas podem ser oferecidas por um provedor de nuvem ou por um provedor separado de soluções de segurança em nuvem. 

A configuração é outra prática poderosa de segurança na nuvem. Muitas violações de dados na nuvem vêm de vulnerabilidades básicas, como erros de configuração. Ao evitá-los, você reduz significativamente o risco de segurança na nuvem. Se você não se sentir confiante ao fazer isso sozinho, talvez queira considerar o uso de um provedor separado de soluções de segurança em nuvem. 

Algumas outras boas práticas de segurança podem ajudar a proteger seus dados em nuvem, como: 

  • Usar senhas seguras e complexas. 

  • Usar um gerenciador de senha para não precisar “decorar” todas as suas senhas. 

  • Proteger todos os dispositivos que você usa para acessar a nuvem. 

  • Fazer backup regularmente de dados importantes. 

  • Modificar as permissões para impedir que qualquer pessoa tenha acesso aos seus dados. 

  • Não acessar seus dados em uma rede pública. 

Mas além dessas práticas básicas, nada é mais efetivo do que proteger-se com uma solução especializada em segurança digital, com antivírus, anti-malware e demais recursos necessários. 

A Kaspersky possui soluções avançadas e certificadas, estando entre as melhores e mais eficientes do mundo, com nível de proteção que vai desde usuários domésticos até as grandes corporações. 

Conheça as principais soluções para cada nível de proteção: 

Kaspersky Security Cloud 

O produto doméstico mais completo do portfólio Kaspersky. Permite proteção em todos os seus dispositivos, inclusive os conectados à nuvem. Além de incluir todos os demais pacotes de proteção contra malware, spyware e hackers. 

Verifica em tempo real se houve vazamento de dados em suas contas online, permitindo que você tome uma providência a tempo, além de monitorar sua rede wi-fi residencial para detectar intrusos. Até mesmo analisa seu disco rígido, detectando possíveis problemas em seus arquivos locais. 

E um grande diferencial está no plano Family, que permite criar até 10 contas de usuários e permite ao usuário master ter total controle de dispositivos usados por crianças, por meio da ferramenta Kaspersky Safe Kids

Kaspersky Endpoint Security Cloud 

Esta é uma solução de cibersegurança para empresas em expansão, mas com recursos limitados. Com o Endpoint Security Cloud, o empresário terá tudo o que precisa para manter seu negócio funcionando com tranquilidade e segurança. 

Proteger desktops e servidores de arquivos Windows, dispositivos Mac OS, celulares iOS e Android e até mesmo o Microsoft 365. A solução bloqueia ransomware, malware sem arquivo, ataques de dia zero e outras ameaças emergentes, deixando que o trabalhador se concentre em outros aspectos do negócio. 

A solução ainda apresenta outros dois tipos de licença mais avançadas, a Plus e a Pro, com ferramentas a mais de acordo com as necessidades da empresa. 

Kaspersky Hybrid Cloud Security 

Quando se trata de corporações maiores, talvez o Endpoint Security Cloud não seja a solução ideal para todos os problemas de segurança de uma empresa grande. Principalmente no aspecto de nuvem, visto que é comum empresas desse porte fazerem uso de nuvem híbrida. 

Nesse caso, a Kaspersky tem a solução perfeita, que é o Enterprise Hybrid Cloud Security, oferecendo excelente proteção em vários níveis para ambientes com vários tipos de nuvem.  

Independentemente de onde a empresa processa e armazena seus dados de negócios mais importantes, em uma nuvem privada, pública ou nas duas, esta solução disponibiliza uma combinação balanceada de segurança ágil e contínua com eficiência superior, protegendo seus dados das ameaças atuais e futuras mais avançadas sem afetar o desempenho do sistema. 

Na Aplex, trabalhamos com todas as soluções Kaspersky para segurança em nuvem. Não deixe de colocar no seu portfólio de revenda esses produtos, pois o Cloud Computing veio para ficar e está se tornando cada vez mais o padrão para todas as empresas. 

Compartilhe nas redes