Blog

4 motivos para incentivar seus clientes a investirem em treinamentos de Segurança Digital

jul 27, 2022, 17:14 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Segurança digital NÃO é mais apenas uma opção nas empresas.

Embora a preocupação com segurança digital tenha crescido bastante nos últimos anos, parece que muitas empresas ainda não estão cientes de todos os riscos que correm no mundo cibernético. 

As empresas costumam gastar mais dinheiro com equipamentos, marketing e outros produtos comerciais do que investem para aprimorar sua segurança em TI. Pior ainda: quando precisam gastar com isso, normalmente é para remediar os problemas que já foram causados pela falta de recursos confiáveis e, principalmente, pelo despreparo de suas equipes. 

Além dos já conhecidos vírus, outros ataques como ransonwares, spam, phishing, violação de dados, invasões estão se tornando cada vez mais frequentes, com técnicas maliciosas criativas para hackear sistemas e roubar informações valiosas. E as empresas precisam estar preparadas para lidar com isso. 

Investir em soluções de segurança cibernética de ponta é o ideal, como os produtos e serviços da Kaspersky, uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do mundo nessa área. Mas possuir as ferramentas não é suficiente, se o lado humano da empresa não estiver capacitado para lidar com a segurança digital. 

Por isso, investir em treinamentos de conscientização em segurança cibernética tem se tornado uma ação cada vez mais aderente no mundo corporativo. Confira os principais motivos para fazer isso: 

1. Os colaboradores são a última linha de defesa  

A tecnologia é uma parte vital da estratégia de segurança cibernética e deve atuar como a primeira linha de defesa nessa guerra cibernética. Detecção de ameaças, soluções SIEM de proteção avançada de endpoints e filtros de e-mail são essenciais ao criar uma estratégia de segurança robusta. 

Por outro lado, os colaboradores da empresa são igualmente importantes. Mesmo quando se pensa em tudo e se tem a melhor tecnologia instalada, e-mails de phishing e ataques de ransomware ainda podem escapar, dados ainda podem ser vazados. 

É quando a equipe e o nível de conscientização dela impactarão nos negócios. A organização precisa confiar em seus funcionários e na capacidade deles de identificar uma tentativa de ataque, assim como de notificar a equipe e seu provedor de TI. Neste ponto, a equipe está atuando como a linha final de defesa do negócio. Para alcançar esse nível de proteção, os Treinamentos de Conscientização de Segurança se tornam obrigatórios. 

2. Maior compreensão e confiança da equipe sobre ameaças cibernéticas 

É fundamental estabelecer confiança entre os funcionários no local de trabalho. Os colaboradores devem estar cientes do que está acontecendo em seu local de trabalho e o que fazer se algo der errado. Investir em sua equipe significa, assim, investir também em seu negócio. 

De acordo com um estudo da Kaspersky, 69% das pessoas disseram que se sentiram estressadas com as notícias de violação de dados. Manter os funcionários atualizados sobre os métodos de ataque e inteligência de ameaças mais recentes também ajudará a mitigar a ansiedade causada pela incerteza da segurança cibernética. 

3. Economia de tempo e dinheiro 

Os danos que se seguem a um incidente cibernético podem ser caros e prejudiciais para os negócios. Assim, os benefícios de investir em treinamentos de conscientização de segurança superam o custo de um vazamento ou violação.  

Veja alguns possíveis pontos negativos caso sua empresa seja vítima de um ataque cibernético: 

  • Perda de receita 

  • Danos à reputação 

  • Perda de clientes 

  • Interrupções operacionais 

  • Ações judiciais 

  • Roubo cibernético de propriedade intelectual 

  • Roubo de informações de identificação pessoal 

  • Dados de clientes comprometidos, informações comerciais confidenciais e equipamentos 

4. Mitigar o risco de violações 

As violações de dados acontecem com mais frequência do que pensamos, o que é uma boa razão para que seus funcionários saibam como uma violação de dados pode afetar a empresa e sua reputação.  

A vigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados trouxe ainda mais responsabilidades para as empresas, tornando obrigatório que toda organização treine seus colaboradores sobre proteção de dados e segurança digital. 

Quando se tem uma equipe consciente e treinada, os riscos de violações, ataques e invasões reduzem drasticamente. Um colaborador consciente será capaz de ligar o alerta em qualquer tentativa externa ou interna de violação, tomando ações proativas que podem evitar gravíssimos danos à empresa em que trabalha. 

Quais os melhores treinamentos para conscientização em segurança digital? 

Nesta era digital, talvez o que mais exista sejam cursos e treinamentos online. Por isso, encontrar o treinamento ideal para sua empresa se tornou um processo desafiador, principalmente por conta da qualidade e da validade do treinamento. 

Aqui na Aplex prezamos sempre por soluções certificadas e aprovadas entre as melhores do mercado. Confira dois treinamentos que recomendamos e que você pode oferecer sem medo aos clientes da sua revenda: 

SAT – Security Awareness Training 

O SAT - Security Awareness Training é um programa desenvolvido para orientar e conscientizar os colaboradores sobre segurança digital e proteção de dados, seguindo uma jornada de aprendizado estruturada dentro de uma plataforma de EAD, com acompanhamento de pessoas especializadas em Segurança Digital e LGPD (Lei Geral Proteção de Dados). 

Embora aborde os principais temas em segurança, o grande destaque fica por conta da abordagem detalhada sobre a LGPD e proteção de dados. Inclusive, o treinamento do SAT atende às exigências de certificação implicadas na Lei. Para saber mais sobre o SAT, acesse este outro artigo que já publicamos aqui no blog. 

KASAP – Kaspersky Automated Security Awareness Platform 

A Kaspersky Automated Security Awareness Platform (KASAP) é uma solução de conscientização de segurança e uma nova abordagem para programas educacionais online que não só oferecem conhecimento, mas também desenvolvem habilidades reais de conscientização em cibersegurança. 

O mais interessante do KASAP é sua interatividade gameficada, que permite um aprendizado mais divertido e leve. Se o SAT tem como força de abordagem a LGPD, o KASAP, por sua vez, aborda com maestria simulações de ataques reais em sistemas.  

Você pode impulsionar ainda mais sua revenda Aplex oferecendo aos seus clientes essas duas soluções de conscientização em segurança digital. Contate seu consultor Aplex e veja como ter mais estas soluções em seu portfólio!

 

 

Compartilhe nas redes