Blog

Por dentro da LGPD: Conheça o SAT, a plataforma de treinamento em segurança digital

mai 23, 2022, 17:08 by Equipe de comunicação Aplex

ImagemPost

Você sabia que 74% das empresas não estão preparadas para a LGPD mesmo o Brasil tendo sido o 2º maior alvo mundial de ciberataques em 2021? 

O SAT - Security Awareness Training é um programa desenvolvido para orientar e conscientizar os colaboradores das empresas sobre segurança digital e proteção de dados, seguindo uma jornada de aprendizado estruturada dentro de uma plataforma de EaD, com acompanhamento de pessoas especializadas em Segurança Digital e LGPD (Lei Geral Proteção de Dados). 

O grande diferencial do SAT em relação a outros treinamentos é que, de forma dinâmica e didática, ele foi elaborado com foco em orientar os colaboradores sobre segurança digital trazendo uma abordagem mais cultural acima da tecnológica, além de contar com acompanhamento de especialistas em segurança digital e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Os pilares da plataforma são: Treinar, Certificar e Controlar. Ou seja, capacita a equipe para lidar com a proteção de dados; certifica a empresa, aumentando sua credibilidade; e mantém os colaboradores atualizados sobre o dinâmico mundo da segurança digital. 

Por que um treinamento de segurança com foco em LGPD? 

A adequação à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não é uma opção. É uma obrigação imposta pela Lei nº 13.709/2018, e está em plena vigência, acarretando punições para empresas que não seguem as normas, como pesadíssimas multas. 

A segurança digital é um assunto cada vez mais em evidência e tem se mostrado um importante mercado a ser explorado com produtos e serviços específicos que ajudam empresas e pessoas a protegerem os seus dados e informações. E com a LGPD, todos os colaboradores de uma empresa precisam estar treinados e preparados para lidar com os dados. 

No Brasil, essa tendência cresce cada dia mais, principalmente porque o País já é o 5º maior alvo global de ataques de hackers a empresas, segundo um levantamento feito pela consultoria Roland Berger. Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela BugHunt, 1 em cada 4 empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos em 2021. 

Um estudo levantado pela Eskive e pela Flipside mostram que não é suficiente ter as melhores ferramentas de cibersegurança, uma vez que o fator humano é a principal vulnerabilidade para ataques a dados sensíveis. Ou seja, além de recursos tecnológicos de ponta, as empresas também precisam investir na conscientização de seus colaboradores. 

Como funciona e como está estruturado o SAT? 

O Security Awareness Training – SAT trata-se de uma plataforma EaD que contém todo o material do curso, com certificação e provas em cada módulo. Possui um dashboard gerencial e relatório de desempenho dos funcionários, para que os gestores consigam acompanhar de perto o desenvolvimento de seus colaboradores. 

Com e-mails de reforço mensais, os funcionários se mantêm atualizados sobre questões de segurança, além de poderem participar de eventos online. Tudo isso ainda pode ser acompanhado por um Gerente SAT, uma pessoa especializada que dará todo o suporte no check-in e check-out dos funcionários no portal. 

O treinamento é estruturado em 3 Steps: 

Step 1 - Noções básicas de segurança digital 

Neste módulo são abordadas as noções básicas de Segurança Digital, tais como as boas práticas de segurança com senhas e contas, os riscos mais comuns a que estamos expostos e como se prevenir, tanto no ambiente pessoal quanto no corporativo. 

Step 2 - Segurança digital aplicada no dia a dia 

Neste bloco, os conhecimentos em Segurança Digital são aprofundados e você também conhecerá os principais métodos e ferramentas para aumentar seu arsenal contra os ataques e ameaças cibernéticas 

Step 3 - Segurança digital avançada e LGPD 

Nestes módulos avançados, você colocará em prática seu aprendizado de Segurança Digital e vai entender quais são suas obrigações em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como isso impacta no ambiente corporativo. 

O SAT é um excelente produto de Segurança Digital para complementar suas vendas, pois todas as empresas precisam treinar seus funcionários em conformidade com a LGPD e contra ataques cibernéticos. Solicite ao seu consultor Aplex mais informações para aderir a essa novidade! 

Compartilhe nas redes