Blog

Conscientização em segurança da informação: por que isso importa?

jan 25, 2022, 12:53 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Proteger informações deixou de ser responsabilidade apenas de um gestor ou setor de TI de uma empresa. Programas de conscientização em segurança da informação têm saído da bolha de empresas de tecnologia para se tornar uma necessidade em praticamente qualquer indústria. 

O mundo se torna cada vez mais conectado, estamos vivendo a era dos dispositivos inteligentes que funcionam com conexão à internet (IoT), com maior acessibilidade à informação digital e de forma mais democrática também. 

Ademais, o trabalho remoto se tornou opção sustentável em diversos setores, tendo muitas empresas adotado esse modelo de forma definitiva. 

Entretanto, assim como toda inovação que gera uma verdadeira revolução tecnológica, isso também abre portas para o mal-intencionado e cada vez mais engenhoso ataque cibernético – a maior dor de cabeça de quem trabalha com segurança da informação. 

Por que é importante a conscientização em segurança da informação? 

Se antes era relativamente mais fácil ter controle e maior segurança nas informações da empresa, com uma rede local, hoje isso já se tornou bem mais complexo, especialmente quando funcionários possuem acesso remoto a muitos documentos sigilosos. 

Segundo dados da Kaspersky, mais de 80% de todos os incidentes cibernéticos são causados por erro humano, fazendo com que as empresas gastem milhões de dólares ao tentarem se recuperar desses incidentes relacionados a funcionários. 

Isso traduz a crescente necessidade por uma educação em cibersegurança, ou seja, que vai muito além de simplesmente possuir softwares de ponta capazes de detectar e proteger máquinas e redes. 

Pensando nesse gap corporativo e considerando que a eficácia dos atuais programas de treinamento tradicionais destinados a prevenir esses problemas é limitada – e muitas vezes falham em inspirar e estimular o comportamento necessário – a Kaspersky lançou seu próprio programa de conscientização em cibersegurança, a Automated Security Awareness Platform (ASAP). 

A Kaspersky Automated Security Awareness Platform (ASAP) é uma solução holística de conscientização em segurança da informação, com nova abordagem para programas educacionais online que não só oferecem conhecimento, mas também desenvolvem habilidades reais de higiene cibernética. 

A ASAP é o grande diferencial para você oferecer aos seus clientes que, além de implementarem uma das mais efetivas soluções de segurança digital em suas empresas, podem oferecer aos funcionários um programa de capacitação para conscientização em segurança da informação de forma gerenciada e progressiva. 

Consulte nossos especialistas para saber mais! 

Compartilhe nas redes