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Como a LGPD impactará o Marketing da sua revenda de softwares?

nov 17, 2020, 16:10 por Equipe de comunicação APLEX
 Como a LGPD impactará o Marketing da sua revenda de softwares?

A LGPD é um dos assuntos mais comentados em 2020 e tem transformado a forma como o Marketing das empresas capta e utiliza dados pessoais, como telefone e e-mail, para impactar os usuários e, consequentemente, gerar negócios.

Neste artigo, abordaremos de forma didática o funcionamento da LGPD, como a nova legislação impactará o Marketing da sua revenda de software e de que forma a sua loja poderá se adequar. Boa leitura!

Entendendo a LGPD

Conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Lei Nº 13.709 tem como função regulamentar a forma como empresas e pessoas físicas utilizam os dados pessoais dos cidadãos, principalmente os chamados “dados sensíveis”, que são relacionados à religião, orientação sexual, opinião política e até mesmo informações sobre a saúde do indivíduo.

O objetivo principal desta nova legislação, vigente desde agosto de 2020, é proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos brasileiros, evitando que dados fornecidos no momento da contratação de um serviço, por exemplo, sejam usados indevidamente ou até mesmo vendido para outras organizações.

Conforme explica o Portal Serpro, a lei se aplica tanto a empresas nacionais quanto estrangeiras: "a LGPD estabelece ainda que não importa se a sede de uma organização ou o centro de dados dela estão localizados no Brasil ou no exterior: se há o processamento de conteúdo de pessoas, brasileiras ou não, que estão no território nacional, a LGPD deve ser cumprida".

O que motivou a criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil?

Um dos principais motivadores para a criação da LGPD é o crescente uso de dados pessoais na internet. Esse cenário, inclusive, já motivou a criação de leis semelhantes em mais de 120 países.

Você provavelmente já buscou um produto na internet e visualizou vários anúncios semelhantes ao longo da semana, não é mesmo? Ou foi impactado por um produto que encaixa perfeitamente com a sua idade ou interesses pessoais.

Isso acontece porque cada vez mais as empresas têm usado informações como idade, gênero, preferências e cookies de navegação para criar anúncios segmentados e impactá-lo no máximo de canais digitais possível.

Mas, como nem sempre estas informações são usadas de forma saudável e ética, foi necessária a criação de uma legislação para regulamentar e definir exatamente o limite para esta utilização.

Entenda em quais situações o Marketing pode captar e tratar os dados pessoais

Com a nova legislação, as equipes de Marketing e Vendas precisam reestruturar o tratamento de dados, que basicamente é toda a operação realizada com os dados pessoais, incluindo coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, controle da informação, entre outros processos.

Este tratamento de dados só poderá acontecer nas seguintes hipóteses:

1. mediante o fornecimento de consentimento pelo titular;

2. para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

3. pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres.

4. para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;

5. quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;

6. para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.

7. para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;

8. para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;

9. quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais;

10. para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.

Como a LGPD impacta o Marketing de revendas de softwares e outros segmentos?

No parágrafo anterior, o primeiro item é fundamental para você entender mais a LGPD, vamos relembrar? Existem 10 formas de usar dados pessoais, sendo que a primeira é a partir do consentimento do titular. Essa é a principal situação na qual a sua revenda de software deverá redobrar o cuidado.

A partir de agora, se o usuário preencher um formulário de contato em seu site e não houver nada especificando que este endereço de e-mail será usado para campanhas promocionais, você não poderá impactá-lo.

A mesma situação acontece quando alguém solicitar um orçamento ou você efetuar uma venda. É preciso esclarecer que as informações do cliente serão usadas, de forma equilibrada, para avisá-lo sobre ofertas e novidades dos produtos. Se ele recusar, deverá ser removido do mailing e/ou lista de transmissão no WhatsApp.

A seguir, trazemos 3 dicas para você se adequar e evitar problemas legais.

Aviso de uso de cookies - nos últimos meses, sempre que acessamos um novo site é comum subir uma janela no rodapé da página pedindo para confirmarmos que estamos cientes de que o site usará nossos cookies para melhorar a navegação.

Os cookies nada mais são do que identificadores que podem ser gerados ou coletados a partir de um navegador ou dispositivo para identificar o perfil de navegação, disponibilizar uma página para acessar, monitorar a navegação no site, entre outras situações. 

A LGPD entende que estes cookies podem fazer com que uma pessoa seja identificável. Um exemplo bastante interessante é mencionado pela Resultados Digitais em seu blog. "Por exemplo, um cookie, que por meio de dados de navegação permite inferir perfis comportamentais (gostar de viagens), quando associado a outros dados, como um CPF, podem tornar uma pessoa identificável".

Na prática, você deve colocar um aviso em seu site informando que os cookies poderão ser usados pela sua empresa. Procure também criar uma página própria para a Política de Privacidade. Na internet, existem vários modelos já prontos que você poderá adaptar e, sempre que possível, passar pela revisão de um advogado especializado.

Mudança dos formulários de contato - todo site focado na geração de leads possui, no mínimo, um formulário de contato.

Nestas páginas, procure avisar o usuário de que os dados coletados serão usados para divulgação de ofertas, material informativo e lançamentos de produtos. Você pode colocar o aviso logo abaixo o botão de "enviar" o formulário, facilitando a visualização.

Renove o consentimento do seu mailing - revendas de softwares que costumam enviar periodicamente e-mail marketing precisam solicitar o consentimento dos usuários antigos. Que tal enviar uma campanha sobre a LGPD e solicitar a autorização através do download de um e-book, por exemplo? Ou de um cupom de desconto?

Se você gostou dessas dicas, a APLEX tem várias outras recomendações de Marketing que são exclusivas para as revendas parceiras. Clique aqui e saiba como se transformar em um novo parceiro de sucesso.