Blog

6 Princípios para Uso Ético de IA na Cibersegurança: conheça a proposta da Kaspersky

nov 14, 2023, 10:07 by Equipe de comunicação APLEX

ImagemPost

Num cenário em constante evolução tecnológica, a presença crescente da Inteligência Artificial (IA) representa um marco significativo na área de cibersegurança. Ao mesmo tempo que desperta otimismo ao oferecer ferramentas inovadoras na batalha contra as ameaças digitais, também gera preocupações sobre o uso ético e responsável dessa tecnologia.  

A IA se tornou uma aliada inestimável no desenvolvimento de soluções de defesa digital mais eficazes. A Aplex, como parceira estratégica e distribuidora de soluções Kaspersky, reconhece a importância fundamental dessa evolução tecnológica e seu impacto nos desafios cada vez mais complexos da segurança cibernética. Este momento busca não apenas abraçar as inovações, mas também estabelecer um padrão ético e robusto para enfrentar os desafios emergentes no cenário da cibersegurança baseada em IA. 

IA e Cibersegurança: uma simbiose emergente para a proteção digital 

Durante quase duas décadas, a Kaspersky tem liderado a aplicação do aprendizado de máquina (Machine Learning) para fortalecer suas defesas contra a vasta gama de ameaças cibernéticas. A IA desempenha um papel crucial na identificação e neutralização proativa dessas ameaças, tornando-se uma ferramenta indispensável para garantir a segurança digital em um ambiente global cada vez mais interligado. 

No entanto, o uso generalizado da IA na cibersegurança desafia não apenas a eficiência prática, mas também apresenta dilemas éticos que precisam ser abordados. Reconhecendo essa complexa realidade, a Kaspersky não só se mantém na vanguarda tecnológica, mas também adota uma postura proativa ao apresentar e defender seis princípios éticos cruciais para a indústria da cibersegurança.  

Esses princípios, apresentados recentemente no Internet Governance Forum da ONU em Kyoto, Japão, buscam estabelecer uma base sólida para a utilização responsável da IA na proteção digital, refletindo o compromisso da Kaspersky em direcionar não apenas a inovação, mas também a ética na defesa cibernética. 

Os 6 Princípios Éticos para a Cibersegurança: base da responsabilidade digital 

Conheça os 6 princípios de uso ético da IA na indústria da cibersegurança propostos pela Kaspersky no Fórum da ONU. 

1. Transparência 

Os usuários merecem clareza e compreensão quando se trata do uso de sistemas de Inteligência Artificial em segurança. A Kaspersky, comprometida com a confiança e a legitimidade, se esforça para desenvolver sistemas de IA que possam ser interpretados, assegurando a transparência necessária e validade em seus resultados. Isso significa não apenas revelar o uso desses sistemas, mas também explicar como operam e com quais objetivos, permitindo que os usuários compreendam seu funcionamento. 

2. Segurança 

Consciente das potenciais ameaças que podem impactar a integridade dos sistemas de IA, a Kaspersky prioriza a segurança e a resiliência. Implementa auditorias e medidas específicas para garantir a qualidade e a confiabilidade desses sistemas. Com uma abordagem proativa, a empresa assegura que seus sistemas de IA sejam robustos e capazes de enfrentar desafios decorrentes de manipulações maliciosas ou falhas. 

3. Controle humano 

Embora os sistemas de aprendizado de máquina sejam capazes de operar autonomamente, a presença e intervenção de especialistas são cruciais. Profissionais especializados monitoram continuamente os resultados, realizando ajustes e adaptações conforme necessário. Esse equilíbrio entre automação e supervisão humana garante a correção de vereditos automatizados, além de permitir a adaptação dos sistemas para enfrentar ameaças inéditas e altamente sofisticadas. 

4. Privacidade  

A adoção ética da IA na cibersegurança respeita e protege os direitos individuais à privacidade. Isso se traduz na implementação de medidas que resguardam informações pessoais processadas durante as operações de cibersegurança. Limitar os tipos e a quantidade de dados processados, utilizar técnicas de pseudonimização e anonimato, reduzir a composição dos dados e aplicar medidas técnicas e organizacionais para proteger esses dados são algumas das estratégias implementadas pela Kaspersky. 

5. Foco defensivo 

A Kaspersky advoga pelo uso da IA exclusivamente para propósitos defensivos. Essa abordagem é um pilar fundamental em sua missão de construir um mundo digital seguro. A IA é vista como uma ferramenta que visa a proteção e a prevenção de ameaças, não sendo direcionada para usos que possam comprometer a segurança ou privacidade. 

6. Abertura ao Diálogo  

Reconhecendo que a colaboração e o compartilhamento de boas práticas são fundamentais para lidar com os desafios éticos no uso da IA em segurança, a Kaspersky promove a abertura ao diálogo. A empresa busca estabelecer uma cultura de discussão contínua, envolvendo todas as partes interessadas para compartilhar ideias, melhores práticas e soluções no uso responsável e ético da IA na cibersegurança. Essa abertura ao diálogo visa enfrentar de maneira colaborativa os desafios emergentes nesse campo, resultando em práticas mais sólidas e éticas para a segurança digital. 

Inovação segura na Era da Inteligência Artificial com as soluções Kaspersky 

As soluções oferecidas pela Kaspersky são a base confiável para empresas de todas as dimensões diante do crescente cenário de ameaças cibernéticas. Em um contexto no qual a Inteligência Artificial (IA) rege a inovação, a parceria entre Aplex e Kaspersky não apenas fornece um amplo leque de soluções flexíveis e vanguardistas para suas revendas parceiras, mas também reflete o compromisso ético inerente à Kaspersky. 

Essas soluções abrangem um arsenal tecnológico de ponta, destacando-se ferramentas impulsionadas por Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (Machine Learning), como o Kaspersky Endpoint Security for Business. Esta solução de segurança para endpoints se destaca ao empregar IA e machine learning para detectar e bloquear ameaças em tempo real, tornando-se um guardião proativo dos dispositivos da empresa. 

Já o Kaspersky Security for Cloud foi projetado para proteger dados e aplicações na nuvem por meio da implementação de IA e machine learning. Com a mesma tecnologia avançada, o Kaspersky Hybrid Cloud Security defende dados e aplicações em ambientes híbridos, priorizando a segurança mesmo em ambientes complexos. 

Para proteger as redes, a solução Kaspersky Security for Networks incorpora IA e machine learning, identificando e bloqueando ameaças potenciais nas redes empresariais, oferecendo uma camada adicional de proteção vital. 

Essas soluções incorporam recursos essenciais de IA e machine learning, como a detecção e prevenção de ameaças em tempo real, a automação de tarefas repetitivas, a análise de dados em larga escala para identificar padrões e tendências, garantindo assim uma defesa robusta e proativa contra ameaças cibernéticas. 

A constante inovação da Kaspersky em IA e machine learning impulsiona o desenvolvimento contínuo de soluções de segurança mais eficazes e eficientes, garantindo um futuro seguro e protegido para empresas de todos os tamanhos. Com a Aplex, essa parceria estratégica se compromete a oferecer não apenas as ferramentas de proteção digital mais avançadas, mas também a tranquilidade e confiança necessárias para enfrentar os desafios complexos do ambiente cibernético atual. 

Compartilhe nas redes