Blog

Pequenas e médias empresas sofrem com vazamento de dados: saiba como sua revenda pode protegê-las

set 16, 2020, 08:47 by Equipe de comunicação APLEX

ImagemPost

 

Adoção de softwares de gestão interna, presença nas mídias sociais e até mesmo contratação de profissionais de outras regiões para trabalharem remotamente. Nos últimos anos, as empresas têm se tornado cada vez mais digitais. Com a pandemia da COVID-19, essa transformação foi acelerada devido à necessidade do home office e do contato virtual com clientes em potencial e fornecedores.

Porém, principalmente entre as pequenas e médias empresas, a preocupação com a Segurança da Informação não acompanhou esta revolução digital, seja pelo pouco conhecimento sobre as tecnologias ideais ou até mesmo falta de planejamento orçamentário para este fim.

Uma brecha para os cibercriminosos

Como consequência, as PMEs estão mais vulneráveis à ação de hackers. Um levantamento feito pela Kaspersky identificou que quase metade das empresas entrevistadas admitiram já terem sofrido vazamento de dados em ciberataques.

Segundo Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, em entrevista ao blog da marca, as causas mais comuns destes incidentes são o uso de senhas muito simples e o compartilhamento delas entre os funcionários, o alto índice de programas e sistemas operacionais não oficiais no ambiente corporativo e a falta de atualizações destes.

“É comum que os microempreendedores não deem a devida atenção à cibersegurança, pois estão focados no funcionamento do negócio e, ainda, muitos acreditam que os hackers visam apenas as grandes companhias. Acontece que boa parte dos ataques não são direcionados e são nestes casos que as pequenas empresas acabam sendo vítimas”, explica Rebouças.

Por que investir e como ajudar empresas de pequeno e médio porte?

A falta de conhecimento em Segurança da Informação no segmento empresarial de pequenas e médias organizações é preocupante, mas mostra também uma oportunidade para a sua revenda de software garantir novos negócios. Isso porque as PMEs representam a principal força motriz da economia brasileira, sendo as principais geradoras de renda e empregos.

Das 6 milhões de empresas ativas no Brasil, quase 500 mil são pequenas e médias, 100 mil são organizações de grande porte e multinacionais, e o restante são microempresas. Ou seja, é um grande público que ainda precisa passar pela etapa de aprendizado dos riscos e soluções para prevenir ataques cibernéticos.

Focando neste nicho com bastante potencial, a Kaspersky desenvolveu diferentes soluções tecnológicas para proteger as PMEs. Duas delas, são ideais para empresas com até 50 colaboradores. Confira a seguir um resumo sobre cada ferramenta.

Small Office Security - desenvolvido especificamente para pequenas empresas que precisam expandir sua receita e, ao mesmo tempo, ter a tranquilidade de saber que têm uma segurança de TI acessível e confiável. O Kaspersky Small Office Security combina a simplicidade da proteção de um computador doméstico com recursos especiais para manter seus clientes em segurança enquanto os funcionários fazem seu trabalho.

Kaspersky Endpoint Security Cloud e Cloud Plus - hospedado na nuvem, protege servidores de arquivos e desktops Windows, estações de trabalho Mac OS, de smartphones e tablets Android e iOS. Uma das vantagens do Kaspersky Endpoint Security Cloud é a proteção dos funcionários remotos, possibilitando:

  • Proteção e gerenciamento de dispositivos móveis gratuitamente (2 dispositivos móveis por usuário) para melhorar o controle dos usuários remotos;
  • Aplicação de políticas de segurança remotamente para escritórios geograficamente independentes ou funcionários em campo;
  • Gestão de endpoints de qualquer lugar por meio do console em nuvem, sem precisar de uma rede local.

Está em dúvida sobre quais soluções oferecer aos seus clientes? Entre em contato conosco para explicarmos tudo sobre estas e outras ferramentas da Kaspersky.

Compartilhe nas redes