Blog

Seus clientes podem estar em perigo! Saiba evitar riscos nas extensões para navegadores

set 4, 2020, 18:01 by Equipe de comunicação APLEX

ImagemPost

A adoção de boas práticas na internet e a aquisição de um bom antivírus podem reduzir os riscos nas extensões para navegadores.
 

Apesar de serem ferramentas aparentemente inofensivas, existem riscos nas extensões para navegadores e que devem ser enfrentados de duas formas dentro das empresas: com a adoção de boas práticas entre os colaboradores e pela aquisição de um antivírus completo. A seguir, aprofundamos estas duas ações para que você oriente seus clientes da melhor forma.

Por que as extensões para navegadores podem ser perigosas?

Existem milhares de extensões gratuitas para download. Um usuário pode instalar desde uma aplicação que customiza o cursor do seu mouse até um botão para guardar imagens – encontradas na web – automaticamente no Pinterest. Praticamente todos os navegadores populares estão aptos a receber extensões, como o Chrome, Safari, Opera, Internet Explorer e Edge.

E é justamente a facilidade em encontras as extensões que as torna tão perigosas, principalmente se forem usadas por colaboradores que não possuem um amplo conhecimento em ameaças virtuais. Elas podem simplesmente monitorar o seu comportamento na Internet ou até mesmo roubar dados pessoais e empresariais, como a senha de um e-mail corporativo.

Ao trabalhar em conjunto com o browser, como uma espécie de plugin, as extensões visualizam as páginas visitadas e são capazes, inclusive, de interferir no conteúdo que seus colaboradores acessam.

Segundo artigo do TechTudo, é exatamente esse o perigo. "Uma extensão maliciosa pode inserir anúncios indesejados na sua tela ou desviar a sua navegação para páginas falsas. Nesse caso, a intenção é fazer com que você baixe algum malware online, ceda dados bancários ou execute algum outro tipo de ação perigosa".

Agora que você já sabe listar os inúmeros riscos das extensões aos seus clientes, nós vamos mostrar como os antivírus da Kaspersky ajudam a enfrentá-los.

Um antivírus de qualidade ajuda empresas no dia a dia contra os riscos nas extensões para navegadores

Os riscos envolvidos na instalação de uma extensão não significam que todas as ferramentas devem ser abolidas. Existem centenas de extensões para navegadores extremamente úteis no dia a dia profissional – é importante você frisar isso entre seus clientes.

Um analista de Marketing, por exemplo, pode ter em seu navegador uma funcionalidade que traz rapidamente as informações sobre um website da concorrência, como tráfego e métricas de engajamento. Já quem precisa ter acesso constante às cotações de moedas estrangeiras basta instalar extensões específicas do mercado financeiro.

Mas, para que essa utilização seja o mais tranquila possível, você pode orientar seus clientes a utilizarem uma solução de segurança digital, como o Kaspersky Internet Security.

Especificamente em relação às extensões, a fabricante explica que o objetivo é "detectar e neutralizar códigos maliciosos em extensões de navegadores. Nossas soluções antivírus usam uma vasta base de dados de extensões maliciosas que é frequentemente atualizada – e nós descobrimos novas extensões maliciosas do Chrome quase que diariamente ", explica a Kaspersky em um artigo sobre o assunto.

Além de proteger contra os perigos das extensões, o Kaspersky Internet Security vai mais além em suas defesas virtuais: protege empresas e organizações malware, espionagem pela webcam, golpes financeiros e outras ameaças. Para conhecer mais sobre a solução e comercializá-la entre seus clientes, clique aqui.

Compartilhe nas redes