News

Ataques de ransomware cresceram 300%, aponta pesquisa

fev 27, 2020, 11:01 por User Not Found

De acordo com a Chainalysis, os ataques de ransomware cresceram 300% desde 2016. Aproximadamente cerca de 4.000 ataques, contra 1.000 ataques diários registrados em 2015.

Os ataques foram direcionados a computadores de uso pessoal até bases militares do governo. Cerca de 6,6 milhões de dólares já foram pagos em 2019 para wallets de bitcoin relacionados aos malwares. Foi um aumento exponencial, conforme apresentado no gráfico abaixo.

 

Devido muitas vítimas não reportarem ataques e por haver criptomoedas impossíveis de rastrear como o Monero, presume-se que este valor, que é cobrado por criminosos virtuais que sequestram os arquivos e criptografam dados e redes, possa ser muito maior. Não havendo nenhuma garantia que chaves sejam liberadas e arquivos sejam restaurados mesmo após o pagamento.

A APLEX, como distribuidora de produtos Kaspersky, orienta a todas as empresas que tenham backups criptografados na nuvem, o que reduzirá danos em caso de um ataque, e que nossas revendas orientem seus clientes ao uso da solução Kaspersky para proteção de Endpoints.

Fonte: Cointimes, Comunicação APLEX.