Blog

Segurança da IoT: conheça as melhores práticas dentro da empresa

out 31, 2022, 17:55 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Dispositivos conectados à internet se tornam vulneráveis se não possuírem uma boa solução de segurança integrada. 

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é uma das maiores inovações tecnológicas deste século. Ela está presente no nosso dia a dia em milhares de situações, desde pequenos aparelhos que usamos em nossas casas até enormes maquinarias industriais. 

Um dos maiores desafios em relação à Internet das Coisas é a questão da segurança, uma verdadeira dor de cabeça para os desenvolvedores. Esse problema se torna ainda mais complexo em âmbito corporativo, onde os dispositivos conectados geralmente controlam máquinas grandes e perigosas ou enviam e recebem dados confidenciais. 

Embora a IoT possa trazer novos dados e insights úteis, ela também introduz novas vulnerabilidades em sua organização. Por esse viés, é fundamental que as empresas considerem as implicações de segurança de uma implantação de IoT e, acima de tudo, saibam escolher as melhores soluções para esse problema. 

As melhores práticas de segurança da IoT para empresas 

1. Conheça todos seus endpoints 

Os dispositivos IoT são construídos por diferentes fabricantes, com sistemas operacionais distintos, tanto de código aberto quanto proprietários, com vários níveis de poder computacional, armazenamento e taxa de transferência. Assim, cada novo endpoint de IoT introduzido em uma rede traz um potencial ponto de entrada para os cibercriminosos, e precisa ser identificado e perfilado, adicionado a um inventário de ativos e monitorado quanto à sua segurança. 

2. Use uma estratégia orientada a riscos 

Como muitas outras implantações de tecnologia, um projeto de IoT exigirá alguma triagem quando se trata de segurança cibernética. É recomendado que as empresas utilizem uma estratégia orientada a riscos, priorizando ativos críticos na infraestrutura de IoT. A liderança de TI da empresa deve procurar atribuir o maior valor e risco a determinados ativos e protegê-los adequadamente. 

3. Realize testes e avaliações 

É recomendado realizar algum tipo de teste de penetração (pentest) ou avaliação de dispositivos no nível de hardware e de software antes de implantar dispositivos IoT. Isso também pode incluir algum tipo de engenharia reversa, dependendo do caso de uso. 

4. Altere as senhas e credenciais padrão 

Embora possa parecer senso comum esta questão, é importante observar que alguns dispositivos IoT têm senhas padrão geradas pelo fornecedor - usadas para configurar inicialmente os dispositivos - que são difíceis de alterar ou não podem ser alteradas. Um hacker pode conhecer a senha e usá-la para obter o controle do dispositivo. 

5. Observe os dados 

Compreender a maneira como um dispositivo IoT interage com os dados é crucial para protegê-los. As empresas devem analisar os dados gerados por seus dispositivos para determinar se estão em um formato padrão ou em uma estrutura que possa ser facilmente utilizada pela organização para identificar atividades anômalas para que possam ser tomadas medidas. Esses dados têm o potencial de serem usados por concorrentes para obter informações sobre um indivíduo ou organização, além de serem vulneráveis à exploração. 

6. Utilize protocolos de criptografia atualizados 

As empresas devem criptografar os dados que entram e saem de seus dispositivos IoT, contando com a criptografia mais forte disponível e uma estratégia que busca proteger a organização contra mudanças no futuro. A força da criptografia é proporcional à forma como é implementada; se for malconduzida, com protocolos mais antigos que já são conhecidos como vulneráveis, isso se torna um problema. 

7. Use o controle no nível da identidade 

À medida que mais dispositivos IoT oferecem a capacidade de conectar vários usuários a um único dispositivo, o foco da segurança deve mudar para o controle no nível de identidade. A autenticação ajuda uma organização a entender melhor como o usuário está acessando o dispositivo e isso pode ajudar os proprietários de empresas a entender melhor seus padrões de uso para obter mais dados contextuais. Também pode funcionar para protegê-los melhor contra vulnerabilidades e uso indevido. 

8. Implemente uma solução de segurança confiável 

Por fim, nenhum cuidado e boa prática será realmente eficiente se não estiver aliado a uma solução robusta de segurança cibernética. A Kaspersky possui os melhores produtos de segurança para  

Muitas empresas contam com um fornecedor confiável de cibersegurança e antivírus para acessar as vulnerabilidades e fornecer soluções exclusivas que evitam ataques cibernéticos. 

A IoT não é uma moda tecnológica passageira. Cada vez mais empresas podem aproveitar seu potencial com dispositivos conectados, mas as questões de segurança não podem ser negligenciadas. À medida que você desenvolve seu ecossistema de IoT, certifique-se de que sua empresa, seus dados e processos estejam protegidos. 

A Kaspersky conta com soluções de ponta para IoT 

A Internet das Coisas forma a base da transformação digital em todos os setores da indústria. Ela já está mudando o mundo ao nosso redor nos setores de fabricação, agricultura, infraestrutura urbana, varejo e na indústria automotiva. Essa revolução industrial mais recente depende de que todos os seus componentes, desde sensores até data centers, incorporem defesas interconectadas de máxima segurança contra ameaças virtuais e ataques maliciosos. 

Veja algumas das principais soluções de segurança para IoT do laboratório líder de mercado: 

Kaspersky Industrial CyberSecurity 

O Kaspersky Industrial CyberSecurity consiste em um portfólio de tecnologias e serviços projetados para proteger todos os níveis de uma indústria, incluindo servidores SCADA, HMIs, estações de trabalho dos engenheiros, PLCs, conexões de rede e pessoal, sem qualquer impacto sobre a continuidade das operações e a regularidade dos processos industriais. 

A solução oferece um caminho lógico e incremental para a cibersegurança industrial holística, das pessoas aos processos e tecnologias. Essa solução é especialmente adequada para lidar com os requisitos, as preocupações e as restrições de segurança de setores como indústrias e transportes, entre outros. 

Transportation Cybersecurity 

Os sistemas inteligentes estão em todos os lugares, controlando a infraestrutura rodoviária e ferroviária, aprimorando o desempenho de veículos e melhorando a experiência de motoristas e passageiros. A proliferação de ECUs, etc. nos veículos, fazendo interface com fontes de dados externas, por exemplo, de entretenimento, GPS e diagnóstico, cria novas vulnerabilidades e oportunidades para uma invasão cibernética. É necessário adotar uma abordagem de projeto basicamente atual e holística, incorporando a segurança em veículos e no transporte desde o início. 

Kaspersky Embedded Systems Security 

Os sistemas Windows Embedded estão se tornando um alvo cada vez mais popular entre os criminosos cibernéticos. Normalmente, esses dispositivos funcionam dentro de redes corporativas, estão geograficamente dispersos e lidam com dados críticos, quase sempre operando com cartões de crédito e débito. O Windows XP, que foi descontinuado, ainda é o padrão de muitos desses sistemas, que também têm um hardware mais simples. 

O Kaspersky Embedded Systems Security foi especificamente desenvolvido para proteger esses sistemas contra ataques que visam seu conteúdo e exploram suas limitações. 

Essa solução é especialmente adequada para lidar com os requisitos, as preocupações e as restrições de segurança de setores como serviços financeiros, varejo, transportes, provedores de serviços de caixas eletrônicos e PDVs, entre outros. 

Incremente seu portfólio de produtos Enterprise com as melhores soluções em segurança da IoT do mercado. Fale agora mesmo com seu consultor APLEX! 

 

Compartilhe nas redes