Blog

Como fazer uma Migração de Dados de forma segura

jul 27, 2022, 17:14 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Migrar dados não precisa ser mais uma dor de cabeça. 

A migração de dados é frequentemente a melhor escolha para empresas que desejam escalabilidade, agilidade e segurança. 

Os bancos de dados são a espinha dorsal de qualquer negócio. Dados com a mais alta qualidade são necessários para insights mais precisos, padrões e resultados. Portanto, é preciso planejar como será realizado o procedimento para essa migração. 

A migração de dados geralmente é necessária quando uma empresa decide migrar para um novo sistema ou atualizar sua plataforma de banco de dados. Também pode ser parte de uma estratégia de migração de dados maior quando as empresas decidem migrar seu banco de dados de uma plataforma legada para uma mais moderna e escalável.  

Além disso, é frequentemente usada para mover um banco de dados local para a nuvem, como Azure, AWS, Google Cloud, entre outras, ou mesmo de uma nuvem para outra, seguindo decisões administrativas que visam à melhoria da organização. 

Como fazer uma migração de dados segura e persistente 

A migração de dados corporativos pode ser uma tarefa desafiadora, além de cara, demorada e complicada. 

Isso porque muitas empresas, na hora de realizar suas migrações, acabam optando por contratar serviços e ferramentas caros e muitas vezes sem integração. Ou ainda tentam realizar por conta própria, acreditando ser um procedimento simples, o que pode ser ainda pior caso cometa erros que geram a perda ou danificação dos dados. 

Os principais riscos envolvidos na migração de dados incluem: 

  • Perda de dados: os dados podem ser perdidos ou corrompidos durante a migração, ocasionando a não persistência dos dados. 

  • Tempo de migração prolongado: a migração pode levar muito tempo se o processo encontrar bloqueios de rede, falhas de conexão, limitações de infraestrutura e principalmente falta de planejamento e recursos adequados. 

  • Segurança de dados: os dados também correm risco de serem interceptados ou roubados durante o processo de migração. 

  • Gastos não orçados: se não realizada corretamente, a migração pode levar a gastos inesperados do orçamento, principalmente com softwares, fornecedores e especialistas técnicos. 

No entanto, é possível realizar uma migração de dados corporativos de forma muito mais simples e acessível, utilizando uma plataforma integrada, que zela pela segurança e persistência dos dados, provavelmente os dois fatores mais importantes quando falamos em migração.

A Aplex recomenda a plataforma DataFlock, solução de migração de dados corporativos de forma rápida e simplificada! 

Por que o DataFlock é a melhor opção para migrar dados de empresas

O DataFlock é uma plataforma de interface simples e intuitiva, desenvolvida especialmente para realizar migração de dados corporativos como e-mails, contatos, calendários e arquivos. Ela possibilita o acompanhamento em tempo real do processo de migração e garante segurança e integridade total dos dados transferidos. 

Os planos são oferecidos com preços em reais e suporte técnico em português, e contam ainda com opção tanto de autoatendimento, para quem já tem algum conhecimento e deseja realizar a migração por conta própria, quanto de migração assistida, em que especialistas são disponibilizados para dar suporte em todas as etapas da migração. 

Quer saber como realizar uma migração de dados com consistência e efetividade? Fale agora mesmo com seu consultor Aplex! 

Compartilhe nas redes