Blog

Saiba como implementar medidas proativas de cibersegurança

fev 23, 2022, 09:27 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Com o avanço das ameaças cibernéticas, é necessário adotar medidas proativas de segurança digital. 

O atual cenário de segurança digital, constantemente evoluindo, tem tornado cada vez mais desafiador gerir um negócio, especialmente empresas que mais fazem uso de recursos em tecnologias da informação. 

A sofisticação das ameaças cibernéticas é proporcional ao avanço tecnológico como um todo, incluindo os modernos sistemas de proteção. Isso não apenas coloca as empresas em risco de perda financeira, mas também em termos de dados sigilosos e produtividade do negócio. 

Nesse viés, a implementação de uma estratégia proativa de segurança cibernética é a maneira mais efetiva de manter distantes essas ameaças e garantir operações contínuas. 

Mas o que é a cibersegurança proativa? 

Para efeito de comparação, vamos partir do conceito de que a segurança cibernética tradicional é reativa – isto é, sua equipe de TI (ou provedor de serviços de TI gerenciados) será alertada sobre um ataque cibernético comente depois que ele acontecer, tomando medidas para aliviar os impactos, sejam eles da proporção que forem. 

Por outro lado, a cibersegurança proativa é preventiva – ou seja, leva em consideração todas as ameaças em potencial e procura identificar vulnerabilidades para que possam ser abordadas antes que gerem problemas maiores que possam causar danos irreparáveis. 

Isso significa que as medidas tradicionais de segurança estão ultrapassadas? Absolutamente não. A cibersegurança proativa não tem o intuito de substituir as medidas reativas, mas sim amplificar os escudos de proteção em conjunto com estas. 

Organizações que adotam medidas proativas de cibersegurança junto das reativas colhem mais benefícios, incluindo a capacidade de ficar um passo à frente das ameaças cibernéticas e melhorar a conformidade de dados. 

Como se beneficiar de uma cibersegurança proativa? 

As organizações podem se beneficiar de várias maneiras da segurança proativa. O maior benefício é a redução do risco de receita, reputação da marca e produtividade, mas há vários outros, como: 

  • Sua equipe de TI (ou serviços terceirizados) não precisa agir como “bombeiros”, buscando remediação e contenção de emergência. A segurança proativa interrompe os ataques para que as ameaças possam ser analisadas em vez de contidas, aumentando a produtividade e diminuindo custos. 

  • Como a segurança proativa interrompe as violações, os invasores não têm acesso aos dados, portanto, a organização não precisa responder a incidentes e enfrentar as consequências de uma violação. 

  • À medida que as ameaças são identificadas, os invasores gastam tempo para alterar seu código e encontrar novas vulnerabilidades. Com segurança proativa, sua organização está à frente do jogo e pode tomar as medidas necessárias para proteger os dados contra ameaças recém-descobertas. 

  • Como a segurança proativa envolve testes de penetração, sua organização encontrará vulnerabilidades antes que os invasores possam explorá-las.  

  • A conformidade requer monitoramento de dados e abordagens proativas para proteção de dados ajudam as organizações a evitar pesadas penalidades por violações de dados. 

  • Como a segurança proativa interrompe os ataques, você tem menos investigações sobre possíveis violações. A resposta e as investigações de incidentes são caras e oportunas, mas os custos para investir nesses procedimentos são reduzidos. 

  • Uma organização com várias violações de dados perde a confiança em sua base de clientes. Ao tomar medidas proativas para proteger os dados, você aumenta a confiança e pode atrair mais clientes. 

Implementando uma rotina proativa de cibersegurança 

Para se ter uma segurança digital completa, é preciso estar à frente dos cibercriminosos. Aderir a um serviço que seja capaz de detectar ataques e responder às ameaças de forma contínua e preventiva é a estratégia mais efetiva. 

O Kaspersky Managed Detection and Response (MDR) faz exatamente isso. Utilizando modelos avançados de Machine Learning para análises preditivas, o MDR é capaz de detectar e responde à ataques complexos. 

O MDR também realiza buscas proativas de ameaças furtivas não-malware que as ferramentas de prevenção e detecção automática possam não vir a identificar, mantendo uma camada maior de proteção. 

Além disso, o grande diferencial do MDR é que sua contenção de ameaças é totalmente gerenciada, fornecendo uma reação rápida e mantendo todas as ações de resposta sob seu controle. 

Consulte nossos especialistas da APLEX para mais informações sobre o Kaspersky MDR e inclua mais esse produto inovador no seu portfólio de revendas. 

Compartilhe nas redes