Blog

Entenda o mecanismo do MDR

fev 23, 2022, 09:23 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

O MDR é um serviço de proteção digital que trata continuamente de buscar, detectar e responder às ameaças cibernéticas que atacam sua empresa

A cada dia, os processos corporativos têm se tornado mais automatizados, abrangendo praticamente todos os setores, de forma que as empresas vêm dependendo cada vez mais das Tecnologias da Informação. 

Consequentemente, essa maior dependência da TI e das inovações que ela traz também desperta o interesse de cibercriminosos, compelidos à ideia de invadir seus sistemas. 

À medida que os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados e as soluções de segurança exigem mais recursos para analisar a enorme quantidade de dados coletados todos os dias, muitas organizações sentem a necessidade de serviços de segurança avançados que possam lidar com essa complexidade crescente em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

É exatamente isso que faz o Kaspersky Managed Detection and Response (MDR). Usando tecnologias de proteção avançada, o MDR faz busca proativa de ameaças e oferece respostas gerenciadas e automatizadas para conter ataques cibernéticos antes que eles ocorram. 

Entenda melhor o que é e como funciona o Kaspersky Managed and Response. 

O que é o Managed Detection and Response 

O MDR é um serviço de proteção digital de ponta oferecido pela Kaspersky, que trata continuamente de buscar, detectar e responder às ameaças cibernéticas que tentam invadir os sistemas da sua empresa. 

Como o próprio nome diz, trata-se de detecção e resposta gerenciadas, envolvendo tanto modelos de Machine Learning quanto equipe de especialistas humanos, que juntos ajudam a identificar e a impedir ataques sofisticados logo em seus primeiros estágios, permitindo mitigar os danos até neutralizá-los. 

Nem toda empresa pode montar um Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center), de forma que terceirizar esse serviço se torna uma opção bem mais viável. O MDR faz essa proposta, facilitando o acesso a dois níveis de análise SOC, trazendo vantagens como: 

  • O desenvolvimento rápido e escalável de turnkey permite uma função de segurança de TI instantaneamente amadurecida, sem a necessidade de investir em equipe ou experiência adicional; 

  • A proteção superior até mesmo contra as mais complexas e inovadoras ameaças não-malware evita a interrupção dos negócios e minimiza o impacto geral do incidente; 

  • A resposta a incidentes totalmente gerenciada ou guiada fornece uma reação rápida, mantendo todas as ações de resposta sob seu controle total; 

  • A visibilidade em tempo real de seus ativos e seu status de proteção oferece consciência situacional contínua por meio de vários canais de comunicação. 

Como funciona o MDR 

O Managed Detection and Response usa o Kaspersky Endpoint Security e a Kaspersky Anti Targeted Attack Platform como fornecedores de telemetria de baixo nível, a qual é inicialmente enriquecida e correlacionada na nuvem, para que então dois níveis de análise SOC processem os alertas resultantes.  

O primeiro nível de análise SOC é um modelo de Machine Learning supervisionado baseado em rede neural que é treinado em alertas investigados por analistas humanos. O segundo nível consiste em analistas SOC de plantão, que fazem a triagem de alertas e fornecem recomendações de resposta aos clientes. 

Além disso, a equipe de MDR também tem um grupo dedicado para atividades de caça a ameaças - isto é, uma busca proativa de ameaças por meio de telemetria bruta para encontrar ataques que não foram detectados por lógica automatizada na infraestrutura de nuvem MDR (incluindo as de inteligência artificial). 

A equipe de busca de ameaças é responsável pela engenharia de detecção, portanto, todas as ameaças encontradas manualmente são cobertas com detecção automática e lógica de prevenção para acelerar a proteção do cliente. 

Quais as vantagens de implementar o MDR 

Na era do Big Data, dados e informações se tornaram ativos valiosíssimos em corporações de todo tipo e tamanho. Proteger esse patrimônio se faz necessário, assim que o conceito moderno de segurança digital superou o tradicional sistema reativo para se tornar cada vez mais proativo e preditivo. 

É justamente nesse ponto que o MDR se destaca: sua busca contínua por ameaças e resposta proativa contra possíveis ataques cibernéticos. Os principais benefícios de implementar o MDR em sua empresa são: 

  • A garantia de saber que você está continuamente protegido até mesmo contra as ameaças mais inovadoras e avançadas; 

  • A redução dos custos gerais de segurança, sem a necessidade de empregar uma variedade de especialistas em cyber security internamente; 

  • A concentração de recursos internos de alto custo em tarefas críticas que realmente exigem seu envolvimento; 

  • As principais vantagens de ter seu próprio SOC (Centro de Operações de Segurança), mas sem os custos e dificuldades de estabelecê-lo internamente. 

É inegável que a implementação do MDR em uma empresa gera um excelente custo-benefício. Tanto no quesito investimentos em infraestrutura quanto em termos de proteção proativa contra ameaças. 

Não deixe de ter mais este produto Kaspersky no seu portfólio de vendas. Para saber mais detalhes, entre em contato com a APLEX.  

 

Compartilhe nas redes