Blog

Conheça o conceito de ciberimunidade, defendido pela Kaspersky como o futuro da segurança digital

abr 26, 2021, 16:03 by Equipe de Comunicação Aplex

ImagemPost

Na ciberimunidade, todo e qualquer ambiente virtual deve ser criado com a inclusão de mecanismos de segurança – do design ao desenvolvimento básico.
 
Nos seres humanos, o sistema imunológico é a defesa contra agentes infecciosos, composto por um conjunto de células e tecidos especiais. Porém, nem todo o organismo é perfeito e quando o sistema sofre um ataque, são necessários medicamentos fortes e um tratamento médico intensivo. 
 
No segmento da Segurança da Informação, este tipo de atitude frente à um agente malicioso é semelhante. Quando um hacker encontra uma vulnerabilidade, são necessárias ações rápidas para prevenir um vazamento de dados e outros riscos que colocam em risco o dinheiro, os negócios e a reputação de uma empresa. 
 
Porém, o conceito de ciberimunidade busca transformar essa realidade. Ele defende que os ambientes virtuais sejam criados com mecanismos de segurança sofisticados, do design ao desenvolvimento básico de aplicações e softwares, para evitar que haja qualquer vulnerabilidade e que a simples tentativa de invadir a organização se torne muito cara e demorada para os criminosos. Não se busca um remédio, e sim uma prevenção. Ou seja, uma maior imunidade.
 
Este conceito foi criado pela Kaspersky e é abordado frequentemente em entrevistas e eventos por Eugene Kaspersky, fundador da Kaspersky e um dos maiores especialistas de cibersegurança do planeta. Em um artigo no blog da marca, o profissional explica.
 
"Os sistemas de informação devem ser projetados e desenvolvidos com segurança a priori, realmente em sua concepção, e não demandarem complementos na forma de soluções de segurança (nunca totalmente seguras)”, explica Kaspersky.
 

Objetivo é tornar os ataques cada vez mais caros, mas para os criminosos

 
Conforme mencionamos anteriormente, o objetivo principal da ciberimunidade é tornar um ataque economicamente não lucrativo para possíveis invasores. Isso porque qualquer organização pode ser invadida – o segredo está na dificuldade desta invasão e se ela valerá a pena para os criminosos.
 
Mas, este tipo de proteção só pode ser adquirido com tecnologias cada vez mais sofisticadas, que desde o seu desenvolvimento tenham preocupação com a segurança e que tenham também uma capacidade analítica de entender o cenário do cliente e adequar-se a ele.
 
"Antes de tudo, um futuro mais seguro só pode ser construído sobre uma base segura. Acreditamos que isso se torna possível quando todos os sistemas são projetados desde o início tendo a segurança em mente. Aplicações reais nas indústrias de telecomunicações e automotiva já estão testando nossa abordagem visionária. Os fabricantes de carros estão especialmente interessados em segurança, nossa missão de construir um mundo mais seguro é fundamental. No mundo automotivo, segurança significa realmente segurança", explica Alexander Moiseev, Diretor Global de Negócios da Kaspersky.
 
Gostou de aprender mais sobre este conceito? Continue acompanhando nosso blog para conhecer outros aspectos da cibersegurança mundial e compartilhar com seus clientes.
 

Compartilhe nas redes