Por que os brasileiros são os principais alvos de phishing?
mar 26, 2021, 18:12
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Equipe de Comunicação Aplex
Combinação de acontecimentos recentes transformaram os usuários brasileiros nos principais alvos de phishing, segundo o relatório Spam e Phishing em 2020 da Kaspersky.
O novo relatório da Kaspersky sobre cibersegurança indica um cenário preocupante no Brasil: um a cada cinco usuários sofreu pelo menos um ataque de phishing em 2020. O número coloca o país acima da média mundial. Isso porque o índice de brasileiros alvos de ataques desta natureza é de 20% enquanto a média mundial está em 13%.
O levantamento veio ao encontro de outras pesquisas realizadas no ano passado que já comprovavam esta tendência. Em novembro, a consultoria de riscos e corretagem de seguros Marsh identificou que 93% das cyber violações ocorreram devido ao phishing. O e-mail foi a principal porta de entrada mais comum em 96% dos casos de ataques às empresas.
Neste tipo de ataque, os criminosos conseguem dados pessoais importantes que podem ser usados para aumentar a veracidade de e-mails com links maliciosos ou até mesmo ajudando os hackers a se passarem por funcionários das organizações para conseguirem transferências de valores.
Motivos pelos quais os brasileiros são os alvos preferidos dos cibercriminosos
Uma pergunta que você, proprietário de revenda de software, deve estar se fazendo agora é: por que tantos brasileiros caem nos golpes? Não existe um motivo único, e sim uma união de fatores que aumentou a vulnerabilidade dos internautas.
A seguir, detalhamos os principais elementos que impactam diretamente neste cenário.
Aumento no uso da internet - a pesquisa TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso à tecnologia do Brasil, mostrou que três a cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Além disso, os celulares e planos de internet estão mais acessíveis e cabendo no bolso dos consumidores.
Crescimento na utilização de serviços de internet banking e mobile banking - cada vez mais os bancos têm modernizado seus aplicativos e sites para reduzir a necessidade de atendimentos físicos e facilitar a vida dos clientes. O PIX, lançado ano passado, também reforçou ainda mais a adesão a estes dispositivos.
Boom nas compras online - a pandemia da COVID-19 acelerou uma tendência que já estava sendo observada nos últimos anos: o aumento das compras online. Somente entre janeiro e junho de 2020, as vendas atingiram a marca de R$ 38,8 bilhões contra R$ 26,4 bilhões do mesmo período de 2019.
Pandemia da COVID-19 - é importante destacar que o número de tentativas de phishing caiu 10% em relação à 2019 – resultado de campanhas de conscientização e alertas constantes. Porém, a situação poderia ter sido mais positiva se 2020 não tivesse sido marcado pela pandemia da COVID-19. Com o surgimento de um vírus desconhecido, os hackers aproveitaram a oportunidade para enviarem e-mails falsos a respeito de medicamentos, ofertas falsas de álcool gel, boatos sobre o surgimento da doença e informações falsas do auxílio-emergencial.
"As campanhas e alertas sobre esse tipo de golpe têm deixado as pessoas mais atentas, mas não significa que não precisamos evoluir, pois as estatísticas permanecem muito ruins”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Utilize estes dados para esclarecer seus clientes sobre a importância da cibersegurança
Mesmo com o alto número de ataques, muitas empresas ainda não aumentaram o investimento em segurança digital. Porém, a expectativa é que a preocupação no segmento aumente pelos próximos três anos, segundo levantamento da Kaspersky.
A Kaspersky efetuou 5266 entrevistas em 31 países sobre o estado da segurança de TI em empresas, as ameaças que enfrentaram e os custos pós-ataque nos quais incorreram. Dos entrevistados, 71% planejam aumentar os investimentos em segurança nos próximos três anos. Além disso, independentemente do tamanho da empresa, os participantes citaram o aumento da complexidade da infraestrutura de TI e a necessidade de aumentar a experiência dos funcionários como as principais razões para o aumento.
Com a segunda onda da COVID-19 assolando o Brasil e o restante do mundo, as organizações tiveram que retornar ao trabalho remoto, tornando-se mais vulneráveis aos ataques de phishing com os funcionários em casa. Se elas não tiverem as tecnologias necessárias e não souberem utilizá-las, os prejuízos dos ataques continuaram chegando mês a mês.
Utilize este momento de reestruturação para alertar seus clientes e até mesmo conquistar novos negócios através da conscientização e apresentação do portfólio completo da Kaspersky que não somente protege contra phishing, e sim contra diversos outros tipos de ataques altamente sofisticados.
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