Blog

Qual é o tempo necessário para adequar minha empresa e meus clientes à LGPD?

jan 2, 2020, 09:39 by Comunicação Aplex

ImagemPost

A LGDP é um assunto com qual lidamos todos os meses nos boletins mensais da APLEX, todos os dias de nossas vidas mesmo antes da lei entrar em vigor (agosto/2020), e após início da vigência, se tornará um assunto constante, passível de fiscalização e multa para o não cumprimento. Como todo planejamento estratégico, é importante se antecipar e começar as adequações.

Mas que adequações são essas?

Você já deve estar cansado de ouvir falar de LGPD. E se está é melhor retomar fôlego e buscar estímulo para que sua organização e colaboradores “vistam a camisa” neste processo. Seja para ajudar os clientes ofertando soluções ou adequando sua própria empresa. Mas não estamos aqui para dissecar a lei e explicar para vocês. Afinal, esta etapa de conhecimento da legislação já deve estar bem clara na mente de todas as empresas que trabalham com dados e que são responsáveis por proteger dados de clientes e parceiros. Aqui neste artigo iremos ressaltar a importância e dar dicas sobre como atender a LGPD da melhor maneira, em tempo hábil.

E é melhor tomar uma atitude, pois há muito caminho a percorrer para atingir as mudanças necessárias.

As buscas pela conformidade devem começar por uma consultoria especializada, seja interna ou externa à sua empresa e de seus clientes. Essa consultoria deve abranger as questões legais e técnicas (de preferência consultorias especializadas em cada uma), mas tudo parte do seu planejamento inicial. Esta consultoria deverá mapear os fluxos onde há tratamento de dados pessoais, até chegar em uma estratégia de proteção contra vazamentos. A APLEX sempre ressalta que nenhuma informação de outras fontes substitui a atuação profissional de uma consultoria especializada, que fornecerá um serviço de orientação necessária relatorial a todos os níveis hierárquicos da organização.

A partir dos relatórios dessa consultoria, é preciso buscar as melhores proteções virtuais, anti-malwares, plataformas de backup, procedimentos e políticas de prevenção de perda de dados.

Estas ferramentas ajudarão no cumprimento, mas é necessário que seja concebido, inclusive, as etapas de avaliação, controle e monitoramento das ações, a fim de garantir o pleno funcionamento das adequações, sejam técnicas ou legais que a norma define.

Concluindo: Da data de publicação deste informativo, você terá 9 meses, até o final de julho de 2020, para se adequar e oferecer a seus clientes todos os requisitos tecnológicos de proteção em todas as etapas de tratamento de dados. E não obstante, não apenas implementar, mas realizar a avaliação e controle desta estrutura de proteção de dados. Então, será de grande destaque a oferta de SERVIÇOS e MSP, dando grande valor a SUPORTE TÉCNICO ESPECIALIZADO.

Seja você revenda APLEX, de segurança digital ou cliente final, é melhor dar andamento nestas ações.

- Fonte: Comunicação APLEX Distribuidora de Tecnologia.

Compartilhe nas redes