Blog

Você sabe o que significa End of Life?

out 4, 2019, 21:39 by Comunicação Aplex

ImagemPost

Como você já sabe, a APLEX quer, além de que você se sinta seguro com a proteção dos produtos que ofertamos a nossas revendas, também tenha toda o conhecimento sobre eles à disposição, sabendo quais são as tecnologias que nossos fabricantes utilizam, do que se tratam as atualizações implementadas em cada renovação e como mantemos seus dispositivos seguros.Nessa oportunidade, decidimos responder uma das perguntas que muitos usuários nos fazem: O que significa End of Life? Com a experiência e o conhecimento dos especialistas da ESET nesse tema, Leandro Gonzalez, Product Marketing Specialist, e Franco Fabricatore, Product Support Analyst, analisamos esse conceito mais a fundo e mostramos como pode ser aplicado aos produtos ESET que você possui instalados, na entrevista a seguir.

O que significa o termo End-of-Life?

A expressão tem como tradução literal do inglês “Fim de vida”, e refere-se ao encerramento de um programa no mercado. Indica, em poucas palavras, que uma versão de determinado programa não vai continuar a ser comercializada, para dar lugar a uma nova versão, ou ainda que um produto será retirado do mercado.

Por que isso é feito? Somente a ESET faz isso?

Existem diferentes razões pelas quais um produto pode chegar ao End of life. Por exemplo, pode acontecer por meio de inovações em tecnologia, mudanças na demanda de mercado ou simplesmente por ser um produto obsoleto.

Não, não é somente a ESET que o tem essa prática. Qualquer empresa que deseja atualizar seus produtos deveria encerrar a vida útil de um produto.

Como sei se minha solução ESET ainda recebe suporte e atualizações?

Na ESET é possível contar com uma base de conhecimento que armazena e oferece toda a informação referente a suporte e atualização dos produtos, e pode ser acessada aqui.

O que faço se meu produto cumpriu com seu ciclo de vida, porém minha licença ainda está vigente?

Nesse caso, é necessário fazer o upgrade para o produto que o está substituindo ou o mais atualizado, fazendo com que a licença ainda se encontre vigente e possa continuar funcionando nesse novo produto.

Em que momento um produto da ESET deixa de ter suporte completo? Como é o ciclo de suporte até chegar em seu End-of-Life?

O suporte para um produto lançada começa com sua disponibilidade geral (GA) e costuma acontecer da seguinte forma:

  • Suporte completo
  • Suporte limitado
  • Suporte básico

Quando uma nova versão de um produto está disponível para o público geral, as versões antigas deixam de contar com suporte completo e passam a ter suporte limitado. A fase de suporte limitado finaliza quando o próximo produto estiver disponível para o público. O produto original, então, fará uma transição para a fase final, que é o suporte básica. Ao final da etapa de suporte básico, o produto alcançar o fim de seu ciclo de vida.

O que são as etapas de suporte? (completo, limitado, básico, End-of-Life)

Suporte completo

  1. Disponibilidade de atualizações regulares da base de detecções de vírus e dos modos.
  2. Suporte para novos sistemas operacionais e suas novas versões.
  3. Problemas confirmados e vulnerabilidades corrigidas com patches e lançamentos de serviços.
  4. Suporte disponível ao usuário.

Suporte limitado

  1. Disponibilidade de atualizações regulares da base de detecções de vírus e dos modos.
  2. Problemas graves, como falha no funcionamento do produto ou que uma de suas funções cause instabilidade no sistema ou representa uma vulnerabilidade crítica, corrigidas com patches de segurança e lançamentos de serviços.
  3. Suporte disponível ao usuário, porém nem todos os bugs serão solucionados.
  4. Não há suporte para novas versões de sistemas operacionais.

Suporte básico

  1. Disponibilidade de atualizações regulares da base de detecções de vírus
  2. Não existe garantia de atualizações.
  3. O produto não se encontra disponível para download a partir dos servidores da ESET.
  4. Suporte ao usuário indisponível, nenhum bug corrigido.

Fim do ciclo de vida

  1. As atualizações regulares da base de dados de detecções de vírus poderiam ser oferecidas, porém não há garantia.

     

  2. Não há disponibilidade de suporte técnico ou patches para essa versão. O suporte básico poderia continuar, porém não há garantia.

Como posso saber quais produtos da ESET atingiram a etapa End-of-Life?

Em nossa base de conhecimento é possível encontrar mais informações sobre o ciclo de vida de nossos produtos. Ali você poderá saber quais produtos estão vigentes e quais já atingiram a etapa de End of Life.

Consigo adquirir um produto da ESET que já passou por um EOL?

Um produto que esteja na etapa de End of life já não estará mais disponível para novos clientes. Por outro lado, os clientes que possuem tal produto instalado em seus dispositivos deveriam atualizar nossas soluções para as mais recentes.

É realmente necessário atualizar para a última versão dos produtos uma vez que atingem esta última etapa?

É altamente recomendável contar com a última versão dos produtos, já que, ao contar com a tecnologia mais atual, o desempenho da solução será superior quando comparado com versões anteriores. Da mesma forma, se o cliente desejar, pode instalar produtos anteriores que ainda estão vigentes.

Como a ESET avisa quando um produto terá um EOL?

A partir da janela de produto há uma mensagem que indica que o suporte técnico será encerrado devido ao End of life. Além disso, comunicamos isso também em nossas redes sociais, e-mail e por meio de nossos canais de vendas, com o objetivo de que a informação chegue a todos os usuários que possam ser afetados.

Agora você já sabe! Lembre-se sempre de atualizar seus produtos ESET para a última versão, alcançando a máxima proteção em seus dispositivos e para que você possa aproveitar a tecnologia de forma segura. Sempre que você tenha uma licença vigente da ESET, poderá migrar de maneira totalmente gratuita para a última versão disponível.

Fonte: ESET

Imagem: Adobe Stock


Compartilhe nas redes