Blog

Usuários do FaceApp viram alvos de aplicativos falsos

jul 29, 2019, 20:50 by User Not Found

ImagemPost

O grande sucesso repentino do FaceApp, trouxe consigo golpes de criminosos virtuais que, aproveitando-se deste momento, tentam roubar informações dos usuários e executar diversas outras ações.

O aplicativo FaceApp usa tecnologia de rede neural e gera automaticamente transformações realistas de rostos em fotografias, e, apesar do aplicativo em si ser gratuito, algumas ferramentas, sinalizadas como “PRO”, são pagas. A atenção da imprensa nacional e internacional ficou voltada para sobre como o aplicativo gerencia a privacidade dos usuários.

Os golpistas têm se utilizado, especialmente, de uma “isca” para uma “versão PRO gratuita” do app.

Há duas formas que estes criminosos tentam ganhar dinheiro com este “bum” do FaceApp:

1. Através de sites falsos

Utilizando links para esta “versão PRO” falsa “gratuita” do FaceApp, estes golpistas direcionam o usuário para diversos sites, a fim de incentivar novos cadastros, assinaturas, anúncios, pesquisas etc.

As vítimas também recebem solicitações de vários sites para permitir notificações que, uma vez ativadas, levam a novas ofertas falsas deste e de diversos aplicativos, inclusive que possam conter Malwares para roubo de informações.

2. Vídeos no YouTube

O segundo possibilidade de golpe identificada, ocorre através de vídeos no YouTube, onde links de download também são apresentados como direcionadores a uma versão “PRO gratuita” do FaceApp. Contudo, os links de download são encurtados e apontam para aplicativos, cuja finalidade é fazer com que os usuários baixem e instalem aplicativos adicionais através do Google Play. Mas não somente isto: É possível identificar a instalação de um malware, com apenas um clique, como visto no Fortnite, sendo usado como “isca”. Um dos vídeos, como pode ser visto na imagem acima, foi visualizado mais de 150.000 vezes, quando este post foi escrito.

Não se pode dizer qual foi o volume de instalações, com base no número de visualizações.

 

Conclusão
Sabemos que há grande empolgação gerada por novos assuntos, sobretudo das novidades das mídias digitais. No entanto, baixe aplicativos somente das lojas oficiais (Google Play, Apple Store ou Microsoft Store) e examine as informações disponíveis sobre o aplicativo (desenvolvedor, avaliação, comentários etc.). É importante, também, ter um aplicativo de segurança original para evitar possíveis ações de malwares. A APLEX, como uma distribuidora oficial de produtos ESET, oferta soluções ideais para a segurança mobile. Confira esta e outras soluções neste site.

 

Fontes: WeLiveSecurity; Bitmag.

Imagem: Envato; FaceApp.

Compartilhe nas redes